sábado, 24 de setembro de 2016

Cibercultura

   

   

A cibercultura é relação entre a tecnologia e a comunicação, que começaram a caminhar lado a lado com a evolução tecnológica que gerou a convergência entre informática e telecomunicação. É a cultura da remixagem, do ode a internet, da idolatria ao virtual, o que, diga-se de passagem, é intrínseco às novas gerações
O termo Cibercultura tem vários sentidos, mas se pode entender como a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo.
 O desenvolvimento das comunidades virtuais acompanham, em geral , contatos e interações de todos os tipos. A cibercultura è a expressão da aspiração de construção de um laço social , que não seria fundado nem sobre links territoriais, nem sobre relações  de institucionais,nem sobre as relações de poder , mas sobre a reunião em torno centro de interesses comuns, sobre o jogo,sobre o compartilhamento do saber." Entretanto, aquilo que maís chama atenção na obra de Pierre Lévy são proposições a cerca da nova relação que o homem estabelece com o saber".[ ] Bruno dos Santos Joaquim 1 O filósofo Pierre Lévy francês radicado no Canadá.


Andreia Lúcia Nascimento sacramento
Rosimeire Gomes dos Santos


Referências:
LÉVY, Pierre. Cibercultura.
São Paulo: Editora 34, 1999.
LÈVY, Pierre. Inteligência
coletiva: para uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola,
2007.












2 comentários:

  1. A cibercultura é uma ferramenta importante, e as colegas fazem uma abordagem pertinente que proporciona uma reflexão sobre a função da cibercultura na educação.

    ResponderExcluir
  2. Andreia, bom o seu texto. Podemos discutir vários aspectos, mas tenho que chamar atenção para o comentário acima. Será mesmo que cibercultura é ferramenta? O que é cibercultura? convido pessoal da turma para entrar lá no Moodle, no fórum e discutirmos esse assunto a partir de nossas leituras. BJs

    ResponderExcluir